As delícias culinárias da Bahia são aclamadas do Brasil e do mundo! Não é pra menos: são tantas opções saborosas, que fica até difícil selecionar quais são as queridinhas de quem vive e mora por aqui. 

Mas aqui no Arco, nós topamos encarar essa difícil missão e selecionamos 5 delas que você precisa experimentar! Confere aí! 

1) Moqueca baiana

Podemos considerar que o prato é um verdadeiro presente do povo indígena para todos nós. Sua origem vem desde a época em que os nativos assavam o peixe envolto em folhas, e isto era conhecido anteriormente conhecido como pokeka. Vale lembrar que a moqueca conta com inúmeras variações de sua receita nas várias regiões no Brasil. No entanto, a original e 100% baiana conta com azeite de dendê e leite de côco. 

2) Acarajé

Uma das primeiras imagens que vem à mente de quem pensa em viajar para a Bahia é a das “Baianas do Acarajé”, em barraquinhas preparando esta maravilhosa iguaria. O ofício é, inclusive, reconhecido pelo IPHAN como um patrimônio imaterial, símbolo da cultura da região. O prato tem origem africana e é feito com feijão-fradinho triturado. O bolinho pode ser servido com recheio de vatapá, camarão seco e pimenta, que quando utilizada, diz-se que o acarajé é “quente”. Deste modo, pessoas muito sensíveis ao tempero deve estar atentas. 

3) Vatapá

Outro símbolo da gastronomia e cultura baiana. O vatapá também possui origem africana, chegando ao Brasil em meados do século XVI, com o nome de nome de ehba-tápa. De consistência cremosa, leva amendoim, castanha de caju e claro, o tão amado camarão. Além do Nordeste, a receita também faz muito sucesso na região Norte, com algumas variações. 

4) Bobó de camarão

O prato chega ao Brasil por volta do século XVII, e sofre influência das cozinhas africana, indígena e portuguesa. É preparado com camarão, mandioca ou aipim, leite de coco, tomate, pimentão, coentro, pimenta dedo-de-moça ou malagueta e azeite de dendê. Normalmente, o bobó é servido com arroz branco, farofa de dendê e molho de pimenta. Vale muito a pena experimentar! 

5) Cocada Morena

Não poderíamos fechar a nossa lista sem uma sobremesa, não é mesmo? A cocada tem origem angolana e no Brasil, o doce era feito pelas africanas com as sobras do bagaço do coco que eram misturadas ao melaço de cana ou rapadura, produtos bastante comuns  no período colonial.

Sua versão mais tradicional é a “morena” exatamente pela cor que os ingredientes dão ao doce. No entanto, podem ter diferentes tamanhos, cores e espessuras, e atualmente é possível encontrar a combinação do coco com outras frutas na receita. 

Conclusão

Experimentar algumas das delícias culinárias da Bahia é obrigatório para quem visita a região, além de permitir uma viagem pela cultura, sabores e tradições locais. Faça as suas malas assim que puder e bom apetite!

 Conheça o Resort Arcobaleno!

O Arcobaleno é um resort All Inclusive situado no coração de Porto Seguro. Logo estaremos juntos e você poderá contar com a nossa estrutura e atendimento cordial. Clique aqui e conheça mais sobre nós! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *