Origem

O Centro Histórico da cidade baiana preserva até os dias de hoje heranças dos tempos em que Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil. As “casinhas coloridas”, tombadas pelo patrimônio histórico e habitadas por moradores da região, são o começo da aventura. De lá, também é possível ter uma vista privilegiada da cidade. 

O que você vai encontrar por aqui?

Ao visitar o Centro Histórico de Porto Seguro, o turista faz uma verdadeira viagem para a época colonial do nosso país. Entre as atrações mais conhecidas, podemos citar:

  • Marco do Descobrimento: O Marco do Descobrimento (ou Padrão do Descobrimento) é um dos pontos de partida para quem visita a Cidade Histórica de Porto Seguro (também chamada de Cidade Alta). O monumento foi trazido de Portugal na época do descobrimento, embora existam incertezas em torno de sua origem. É uma espécie de certidão de nascimento do Brasil.
  • Igreja de Nossa Senhora da Pena: a história igreja foi construída em 1535, época das Capitanias Hereditárias, pelo donatário Pero do Campo Tourinho.Nela, estão guardadas imagens sacras dos séculos XVI e XVII, entre elas a de São Francisco de Assis – sendo a primeira imagem trazida para o Brasil – e a de Nossa Senhora da Pena, padroeira da cidade, celebrada todo dia 8 de setembro. Para se ter uma melhor ideia de como era a capitania no século de Tourinho e da chegada dos jesuítas,é possível encontrar no templo alguns trechos das cartas escritas por Manuel da Nóbrega ou por José de Anchieta, padres da Companhia de Jesus.
  • Farol de Porto Seguro: o “caçula” das construções históricas da região, tendo sido inaugurado em 26 de julho de 1907. Contudo, na época ele foi construído a partir do ferro e possuía também uma escada em seu exterior. Somente em 1947 ele foi substituído pelo monumento que se encontra até os dias de hoje. Localizado a cerca de 1,5km de distância do Porto da cidade, garante aos turistas uma das mais belas vistas da cidade. Embora tenha sido construído com o intuito de proteção de uma região, acabou se tornando um dos mais conhecidos pontos turísticos.
  • Casa de Câmara e Cadeia: Uma das construções mais interessantes do Centro Histórico, foi o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia. construção que começou em 1756 e foi inaugurada em 1772. No período Imperial, funcionavam os órgãos da administração pública municipal.

Dicas

Para você cada detalhe do seu passeio, confira algumas dicas que podem ser úteis:

  • Carregue a bateria do seu celular ou câmera: em um passeio tão especial, certamente você irá querer tirar muitas fotos. Sendo assim, preste atenção a bateria da sua câmera ou celular, para garantir todos os cliques que quiser! 
  • Roupas leves: especialmente em dias mais ensolarados, é importante estar vestido com roupas leves, para que seja possível passear por cada cantinho da cidade do Centro Histórico sem se cansar. 
  • Comida e hidratação: outra dica importante para quem deseja andar bastante! Opte por uma refeição leve pela manhã, e tenha sempre uma garrafinha d’água com você para não se desidratar.

Como você pode ver, uma verdadeira viagem pelos primórdios nosso país te aguarda no Centro Histórico de Porto Seguro! Prepare-se para um passeio repleto de cultura e aprendizado! 

Conheça o Resort Arcobaleno

O Resort Villaggio Arcobaleno está localizado em frente a Praia de Taperapuan, com comércio e uma série de conveniências bem ao lado. Somos um hotel all inclusive, com atividades que agradam a todos os gostos! Sem dúvidas, o melhor custo benefício de Porto Seguro!

Também estamos próximos ao Axé Moi, Tôa Tôa e o Barramares, complexos de lazer que oferecem shows com os melhores artistas e bandas da Bahia. 

Além disso, contamos com excelente infraestrutura e um buffet All Inclusive que vai te deixar com água na boca! Quer conhecer mais sobre nós? Clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *