Porto Seguro é uma cidade que guarda muito da história e cultura brasileira em uma série de detalhes. Um grande exemplo é o Centro Histórico, que possui o  Marco Zero do Descobrimento (1503), que foi o primeiro monumento trazido pelos portugueses. Além dessa relação direta com os descobridores, a cidade também conta com a Reserva Pataxó da Jaqueira, sobre a qual falaremos neste texto blog. 

História que vem de longe

A tribo marca presença na região desde os tempos mais primórdios. Para se ter uma ideia, existem vestígios de que os índios Macro-Jês (antepassados dos Pataxós), já habitavam na região da Costa do Descobrimento em 1000 a.C. Porém, após o ano 420 acabaram migrando para o interior, por pressão dos índios Tupi. Formaram pequenos grupos, onde viviam da coleta de alimentos na Mata Atlântica, cultivando-os para a sobrevivência. 

Origem do nome e estrutura

Um imenso tronco de jaqueira acabou batizando a reserva. O espaço possui quase 830 hectares de vegetação nativa, com ocas dos indígenas em toda a sua extensão. 

Os indígenas participam de um projeto chamado Proecotur, que estimula o ecoturismo e a preservação cultural na região. 

A reserva foi fundada em 1998 por três irmãs (isso mesmo, três índias Pataxós), e realiza um trabalho educativo que ressalta a importância de se preservar essa cultura e a natureza,  oferecendo palestras e apresentações culturais.

O que você vai conhecer ao visitá-los?

Engajados com a ideia de um desenvolvimento sustentável, os nativos recebem os turistas vestidos e pintados de forma tradicional, acompanhando os visitantes por trilhas na mata, apresentam seus rituais e costumes, além de ensinarem a respeito do uso do arco e flecha. 

Outra grande dica é apreciar a culinária local: vale muito a pena saborear um belo peixe assado na folha da patioba (palmeira que também é utilizada na confecção de redes), além do  vinho (chamado de Cauim) elaborado com a mandioca. Para quem desejar, o passeio também inclui a pintura típica no rosto.

Para finalizar, é possível adquirir artesanato e levar um pouquinho de toda esta rica história para casa. 

Localização

A Reserva Pataxó da Jaqueira fica em frente ao Barramares, um dos grandes points de Porto Seguro. 

Recomendações para o passeio

Por se tratar de um passeio em uma região de mata, recomenda-se o uso de repelente, roupas leves que não prejudiquem o movimento e manter-se hidratado, antes e durante a sua aventura. 

Conclusão

A Reserva Pataxó da Jaqueira é parada obrigatória para quem deseja uma viagem enriquecedora! Reúna os amigos para este passeio! Temos certeza de que você vai levar muitas histórias na bagagem!

Conheça o Arcobaleno!

O Resort Villaggio Arcobaleno está localizado em frente a Praia de Taperapuan,com comércio e uma série de conveniências bem ao lado. Somos um hotel all inclusive, com atividades para todas as idades! Sem dúvidas, o melhor custo benefício de Porto Seguro!

Também estamos próximos ao Axé Moi, Tôa Tôa e o Barramares, complexos de lazer que oferecem shows com os melhores artistas e bandas da Bahia. 

Além disso, contamos com excelente infraestrutura e um buffet All Inclusive que vai te deixar com água na boca! Para conhecer mais sobre nós, clique aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *